noticias609 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Alagoas

Juízas ressaltam papel da mulher na Justiça e homenageiam desembargadora

Desembargadora Elisabeth Carvalho foi homenageada por seu pioneirismo no TJAL; Corte ressaltou importância de ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicada em 07/03/23 às 22:09h

Web TV e Rádio Nacional com Dicom TJAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Juízas ressaltam papel da mulher na Justiça e homenageiam desembargadora  Compartilhar a noticia Juízas ressaltam papel da mulher na Justiça e homenageiam desembargadora  Compartilhar a noticia Juízas ressaltam papel da mulher na Justiça e homenageiam desembargadora

Link da Notícia:

Juízas ressaltam papel da mulher na Justiça e homenageiam desembargadora
 (Foto: Caio Loureiro)

As magistradas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participaram de homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher, durante sessão administrativa do Pleno, nesta terça (7). A desembargadora Elisabeth Carvalho, única mulher da Corte da Justiça alagoana, foi a grande homenageada por seu pioneirismo e protagonismo no cumprimento de suas atribuições no Judiciário.

O vídeo “A mulher na memória da Justiça alagoana”, realizado pelo Centro de Cultura e Memória do TJAL e pela Diretoria de Comunicação, foi exibido durante a sessão especial, no qual foi apresentada a trajetória das primeiras mulheres da magistratura alagoana.

Durante a homenagem, a juíza Eliana Machado engrandeceu o papel desempenhado pela desembargadora Elisabeth, que por motivos de saúde não pôde estar presente.

“Esta é uma justa homenagem, não apenas por ser a única desembargadora, mas por representar e honrar a magistratura, sendo um expoente para todas as mulheres alagoanas. Levaremos a força, a retidão de caráter e o exemplo da desembargadora Elisabeth em qualquer cargo que ocupemos no Judiciário”.

A magistrada aproveitou para destacar a relevância da Política Nacional de incentivo à participação feminina no Poder Judiciário, prevista na Resolução 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A Política Nacional do CNJ também faz parte do item 5 da Agenda 2030 da ONU. A maior participação feminina em cargos de poder enseja a diminuição das desigualdades de gênero e não só isso, ela implementa o desenvolvimento sustentável de toda uma nação”.

Combate à violência

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, enfatizou a importância do Judiciário trabalhar no combate à violência contra a mulher.

"Estamos no mês da mulher e é uma data em que precisamos ter consciência da importância do nosso trabalho para minimizar os problemas que as mulheres enfrentam. De acordo com a ONU, 25% das brasileiras são vítimas constantes da violência no lar, e o que me chamou atenção é que em apenas 2% dos casos o agressor é punido”.

O desembargador Tutmés Airan, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJAL, destacou alguns desafios que precisam ser superados na luta pelos direitos das mulheres.

“Nosso primeiro grande desafio é aprimorar a resposta do Estado no combate à violência, sobretudo àquela que se situa dentro do espaço doméstico. Outro desafio é a busca pela igualdade de gênero, fazendo com que as mulheres possam ocupar os espaços de poder. Essa discussão precisa estar sempre sendo lembrada como um compromisso do Judiciário, pois afinal ele é o fiador da ordem democrática, onde um dos elementos centrais é a igualdade”.

A Semana da Mulher

Semana da Mulher do Poder Judiciário de Alagoas segue até sexta (10), com diversas ações de combate ao machismo e em prol do empoderamento feminino.

Duas campanhas foram lançadas durante a ação: “Toda mulher merece respeito” com a exibição de vídeos educativos contra o machismo, e “Mulher, empodere outra mulher”, na qual as magistradas e servidoras podem enviar mensagens de empoderamento entre si.

Palestras, exposição, apresentação musical, entregas de brindes, homenagens às servidoras e magistradas e ações de saúde também fazem parte da programação.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!