noticias144 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Brasil

MIDR reconhece situação de emergência em mais 18 cidades afetadas por desastres naturais

Lista inclui municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul. No total, são 1.431 cidades brasileiras com o reconhecimento federal vigente

Publicada em 10/03/23 às 08:17h

Web TV e Rádio Nacional com Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia MIDR reconhece situação de emergência em mais 18 cidades afetadas por desastres naturais  Compartilhar a noticia MIDR reconhece situação de emergência em mais 18 cidades afetadas por desastres naturais  Compartilhar a noticia MIDR reconhece situação de emergência em mais 18 cidades afetadas por desastres naturais

Link da Notícia:

MIDR reconhece situação de emergência em mais 18 cidades afetadas por desastres naturais
 (Foto: Divulgação/MIDR)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 18 cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.

Das 18 cidades, nove estão no Rio Grande do Sul e enfrentam a estiagem. São elas: Bom Jesus, Caseiros, Erebango, Getúlio Vargas, Paim Filho, Protásio Alves, Santa Maria do Herval, Santa Rosa e Tabaí.

Também passam por um período de estiagem as cidades de Santana do Ipanema, em Alagoas, Jeremoabo, na Bahia, Ibirajuba, em Pernambuco, e Paraú, no Rio Grande do Norte.

Por outro lado, enfrentaram fortes chuvas as cidades de Condeúba, na Bahia, e Pardinho e São Luís do Paraitinga, em São Paulo. Já Oriximiná, no Pará, registrou erosão do solo e Nova Laranjeiras, no Paraná, foi atingida por vendaval.

Ao todo, o Brasil tem, no momento, 1.431 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres naturais.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!