noticias544 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Brasil

Nordeste levará 406 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)

O evento será realizado em Brasília, de 4 a 8 de março

Publicada em 03/03/24 às 13:09h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nordeste levará 406 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)  Compartilhar a noticia Nordeste levará 406 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)  Compartilhar a noticia Nordeste levará 406 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)

Link da Notícia:

Nordeste levará 406 delegados culturais para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)
 (Foto: Assembleia Legislativa de Sergipe)

Representantes culturais da região Nordeste marcarão presença na 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), que acontece de 4 a 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, 406 pertencem à região. Destes, 42 são de Alagoas, 62 da Bahia, 62 do Ceará, 40 do Maranhão, 60 da Paraíba, 42 de Pernambuco, 42 do Piauí, 40 do Rio Grande do Norte e 16 de Sergipe. A maior parte deles foram eleitos durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Nessa expectativa que Stephanie Rosalina, primeira mulher trans a assumir uma pasta no Executivo no estado do Ceará, ocupando o cargo de secretária de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no município de Pires Ferreira, comemora sua participação na Conferência. Para ela, marcar presença e ter voz altiva também é importante, pois, além de delegada cultural, é cantora, historiadora, pesquisadora e bacharel em Direito, militando na construção de políticas públicas voltadas para mulheres, transexuais e travestis.

A presença de Stephanie é uma conquista da comunidade LGBTQIAP+ que celebra as lutas e resistência do movimento ao garantir que todas as pessoas tenham acesso e contribuam com a política cultural do país. “É interessante que a gente possa falar também dessa legitimidade de empoderamento de uma mulher nordestina, sertaneja. Nossa perspectiva na participação da Conferência Nacional de Cultura vai contribuir com as nossas diretrizes, com as nossas ideias, com as nossas vivências. Essa pluralidade que o Brasil tem na sua essência”, destaca.

Espaço de diálogo democrático e participação social, a 4ª CNC recebe de veteranos a estreantes em conferências nacionais. É o caso da novata Denise Santos, que está entre as representantes da região Nordeste, vindo de Teresina. Debatedora na conferência estadual do Piauí, ela participa como delegada para ressaltar a importância da acessibilidade na política cultural. “Como mulher cega, estar representando a minha categoria enquanto um grupo de pessoas com deficiência e representante nesse lugar, da cultura, é muito importante para mim porque as pessoas com deficiência nem sempre são vistas como fazedoras ou consumidoras de cultura”, argumenta.

O retorno da CNC também representa o fortalecimento do ativismo de Denise na área da cultura. “Eu sempre fui engajada em movimentos sociais, de pessoas e de mulheres com deficiência visual, sobretudo, mas estou enveredando para essa área da cultura porque me reconheço nesse lugar porque trabalho com acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual através da consultoria em audiodescrição. Então, estar nesse lugar, ter voz e vez, representa muito”, ressalta.

Participantes
Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Sendo os primeiros, responsáveis por definir as propostas prioritárias.

Além desses, compõem o universo de delegados os 70 representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e 36 delegadas e delegados da Comissão Organizadora Nacional que não integram o CNPC.

Para 4ª CNC, foram convidadas cerca de 800 pessoas entre representantes da sociedade civil e de movimentos artístico-culturais nacionais, lideranças das culturas indígenas, pesquisadores de gestão e políticas culturais, além de artistas, produtores, influencers e articuladores de referência da cultura brasileira.

Foram disponibilizadas, ainda, cerca de 300 vagas para o público geral, ou observadores.
 

4ª CNC 

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a 4ª CNC é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

Programação
Segunda-feira (4/03)

9h às 18h - Recepção e Credenciamento

9h - Atividades artísticas

12h30 às 14h30 - Almoço e Atividades artísticas

14h30 às 17h - Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores

18h - Abertura Oficial

 

Terça-feira (5/03)

9h às 18h - Recepção e Credenciamento

10h às 12h30 - Reuniões Nacionais de Gestores e Reuniões Nacionais Setoriais

12h30 às 14h30 - Almoço

13h - Atividades artísticas

13h às 21h Fórum Brasileiro de Direitos Culturais

14h30 às 19h - Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional

15h às 20h Lançamento de Livros

19h às 21h - Atividades Autogestionadas

19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas

20h - Festival da Cultura (área externa)

Quarta-feira (6/03)

9h - Atividades artísticas

9h às 18h - Início das Inscrições das Moções

9h às 12h30 - Grupos de Trabalho dos Eixos

12h às 14h - Atividades artísticas

14h30 às 18h - Grupos de Trabalho dos Eixos

15h às 20h - Lançamentos de Livros

19h às 21h - Atividades Autogestionadas

19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas

20h - Festival da Cultura (área externa)

Quinta-feira (7/03)

9h - Atividades artísticas

9h às 13h - Plenária dos 6 Eixos Temáticos

12h - Encerramento das inscrições das Moções

12h às 14h - Atividades artísticas

14h30 às 17h - Plenárias dos 6 Eixos Temáticos e Lançamentos de Livros

17h30 às 19h - Abertura da Plenária Final: Moções

19h às 21h - Atividades autogestionadas

19h às 21h - Jantar e Atividades artísticas

20h - Festival da Cultura (área externa)

Sexta-feira (8/03)

9h - Atividades artísticas

9h às 12h - Plenária final

12h30 às 14h30 - Almoço e atividades artísticas

14h30h às 16h - Encerramento da Plenária final

18h - Festival da Cultura (área externa)

Serviço

4ª Conferência Nacional de Cultura

Data: 4 a 8 de março

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!