noticias196 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

ONU marca Dia Mundial do Autismo pedindo educação inclusiva

Objetivo é formar indivíduos incluídos na sociedade e no mercado de trabalho

Publicada em 02/04/22 às 11:35h

Web TV Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia ONU marca Dia Mundial do Autismo pedindo educação inclusiva  Compartilhar a noticia ONU marca Dia Mundial do Autismo pedindo educação inclusiva  Compartilhar a noticia ONU marca Dia Mundial do Autismo pedindo educação inclusiva

Link da Notícia:

ONU marca Dia Mundial do Autismo pedindo educação inclusiva
 (Foto: U.Plus Academy)

Este 2 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. 

Em mensagem, o secretário-geral da ONU lembrou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para defender a inclusão de quem vive com autismo na sociedade, de forma plena.

Escolha

António Guterres ressaltou que muitas pessoas vivem isoladas, sofrem discriminação e estão desconectadas de suas sociedades e até mesmo da própria casa.

E a pandemia só piorou esse quadro ao reduzir serviços de assistência, o contato com a escola e com as pessoas. Para Guterres, a recuperação da pandemia passa pela integração plena das pessoas que vivem com deficiências incluindo com autismo.

Este ano, o tema é educação inclusiva. A ONU está pedindo mais programas educativos, treinamento vocacional e sistemas que ofereçam às pessoas com autismo uma escolha para seus futuros. 
Guterres disse ainda que as soluções tecnológicas são fundamentais para ajudar quem vive com autismo a se movimentar de forma mais independente na sociedade.

O Dia Mundial sobre Autismo foi declarado pela Assembleia Geral com o foco na qualidade de vida e integração.

Primeira infância

O autismo é de origem neurológica e se manifesta na primeira infância independentemente de gênero, raça e condição socioeconômica.

A expressão espectro de autismo refere-se a uma série de características. Neste Dia Mundial, a ONU afirma que o apoio adequado, aceitação e acomodação da variação neurológica permitirá o que estão no espectro a desfrutar de oportunidades iguais e de uma plena participação em suas comunidades.

O autismo é marcado principalmente por interações sociais únicas, formas de aprendizado fora dos padrões e por um interesse particular em temas específicos. 

Estigma

Além disso, existe uma tendência para a rotina, desafios e formas de comunicação e maneiras particulares de processar as informações sensoriais.

A taxa de autismo em todas as regiões do mundo é considerada alta e a falta de compreensão sobre o tema tem um grande impacto sobre os indivíduos, suas famílias e comunidades que convivem com o autismo.

O estigma a e a discriminação associados às diferenças neurológicas seguem sendo obstáculos para o diagnóstico e o tratamento. Segundo a ONU, este é um tema que deve ser encarado por legisladores e pelo público em países em desenvolvimento e em nações doadoras.


Fonte: Agência ONU News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!