noticias Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

Enem 2023: Inep altera calendário de provas

As inscrições serão realizadas entre os dias 5 e 16 de maio, fique atento;

Publicada em 17/03/23 às 21:20h

Web TV e Rádio Nacional com Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia Enem 2023: Inep altera calendário de provas  Compartilhar a noticia Enem 2023: Inep altera calendário de provas  Compartilhar a noticia Enem 2023: Inep altera calendário de provas

Link da Notícia:

Enem 2023: Inep altera calendário de provas
 (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou uma portaria adiando o período de inscrição para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de maio para junho. No cronograma anterior, o prazo previsto era de 8 a 19 de maio. Com as novas datas divulgadas, as inscrições serão realizadas entre os dias 5 e 16 de junho. As alterações no cronograma foram publicadas no Diário Oficial da União.

O gabarito da prova será divulgado em 24 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.

Professor de História e Filosofia, Vinícius Oriques Briet informou que, para fazer uma prova como o Enem, ter uma rotina de estudos é essencial para se sair bem na prova. 

“A base de qualquer prova, a base de qualquer concurso é uma boa rotina de estudos, um bom planejamento do que você vai estudar, como você vai estudar, por onde você vai estudar, levando em consideração os descansos é muito importante”, aconselha o professor. 

Ele explica que a prova do Enem é imprevisível e não dá para saber ao certo o que vai cair, então é importante estar por dentro de todos os assuntos possíveis. 

"O Enem é uma prova que contempla todos os conteúdos, todos os assuntos do ensino médio, e a gente nunca sabe o que vai cair. Nós professores fazemos um jogo de previsão do que pode cair, mas é muito difícil. É claro que a gente leva alguns fatores em consideração, como atualidade, contexto geopolítico, as questões humanitárias, podem ser base para as provas”, explicou Briet. 

Para o morador de Arniqueiras, no Distrito Federal, Vinicius Silva (17) estudar todos os dias é o mais importante. Ele conta que espera uma prova muito difícil, como a do ano anterior e por isso tem se preparado muito. 

“A preparação para a prova do Enem está muito boa! Estudo em uma escola bastante conteudista e eu estudo todos os dias, facilita muito a minha preparação. A minha expectativa é de uma prova difícil, uma vez que a do ano passado foi bem difícil, principalmente a natureza e os conteúdos cobrados na outra prova estavam mais conteudistas, comparado-se aos anos anteriores _ revela o estudante. 

De acordo com Inep, as mudanças do Enem foram feitas para evitar o choque de datas com as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que vai acontecer entre os dias 22 de maio a 2 de junho.

Confira o novo calendário do Enem: 

Inscrições: de 5 a 16 de junho;

Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;

Divulgação do gabarito: 24 de novembro;

Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!