noticias564 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

Matricular crianças em escola desde a primeira infância tem benefícios a curto e longo prazo, aponta estudo

Pesquisa publicada no periódico Child Development associou a educação escolar precoce a melhores desempenhos cognitivo e escolar

Publicada em 01/02/24 às 07:19h

Web TV e Rádio Nacional/Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Matricular crianças em escola desde a primeira infância tem benefícios a curto e longo prazo, aponta estudo  Compartilhar a noticia  Matricular crianças em escola desde a primeira infância tem benefícios a curto e longo prazo, aponta estudo  Compartilhar a noticia  Matricular crianças em escola desde a primeira infância tem benefícios a curto e longo prazo, aponta estudo

Link da Notícia:

 Matricular crianças em escola desde a primeira infância tem benefícios a curto e longo prazo, aponta estudo
 (Foto: Divulgação)

A decisão de matricular as crianças na educação infantil é uma escolha significativa que pode moldar tanto o futuro acadêmico como suas habilidades socioemocionais. Uma pesquisa publicada pelo periódico estadunidense Child Development mostrou uma associação direta entre o início dos estudos na escola ainda na primeira infância e melhores desempenhos cognitivo e escolar.

Para Antonieta Megale, Diretora Acadêmica da rede Maple Bear, os benefícios de matricular nessa etapa crucial do desenvolvimento infantil são inúmeros e fundamentais. “Na fase inicial da vida, as crianças iniciam sua jornada explorando o mundo e desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais. O investimento não se limita ao conhecimento acadêmico, mas, sobretudo, na construção de alicerces sólidos que moldarão e prepararão um cidadão”. 

De acordo com Antonieta, a escolha do ambiente também merece atenção, já que ele deve ser estimulante e acolhedor. “É essencial que os pais selecionem cuidadosamente o local para matricular seus filhos, conhecendo o perfil da escola e avaliando se os princípios da instituição estão alinhados com as expectativas da família. Os pais desempenham um papel fundamental nessa jornada, e cultivar um relacionamento positivo com a escola é fundamental”, complementa. 

Entre os principais benefícios do início precoce da vida escolar estão o melhor desenvolvimento cognitivo; habilidades sociais e emocionais aprimoradas, além de facilidade em compartilhar seus objetivos pessoais, colaborar e lidar com diferentes personalidades; estímulo a criatividade e a curiosidade, e mais facilidade para a alfabetização e a matemática.

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de a escola ser bilíngue. De acordo com a diretora, o aprendizado de uma outra língua durante os anos formativos pode trazer benefícios a longo prazo. “ Ao aprimorar não apenas a capacidade intelectual, mas também proporcionar ao aluno possibilidades de ampliar sua visão de mundo, a exposição ao bilinguismo desde a infância abre diversas perspectivas de vida para o jovem, preparando-o para enfrentar o mundo.” 

A especialista enfatiza ainda que pesquisas recentes, conduzidas pela Sociedade Americana de Pediatria e pela Universidade de Harvard (EUA), corroboram a importância da educação infantil e do ambiente bilíngue. Esses estudos evidenciam que, durante os primeiros anos de vida, as crianças estão mais receptivas à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades fundamentais.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!