noticias231 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

Conceito Montessoriano: o que é e como implementar na educação infantil

Diretora escolar ressalta os benefícios do método e compartilha dicas para introduzir na rotina das crianças

Publicada em 27/05/24 às 09:37h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conceito Montessoriano: o que é e como implementar na educação infantil  Compartilhar a noticia Conceito Montessoriano: o que é e como implementar na educação infantil  Compartilhar a noticia Conceito Montessoriano: o que é e como implementar na educação infantil

Link da Notícia:

Conceito Montessoriano: o que é e como implementar na educação infantil
 (Foto: banco de imagem/Freepik)

Os conceitos montessorianos são caracterizados como princípios e práticas educacionais desenvolvidos por Maria Montessori, médica e educadora italiana que viveu no século XX. Em seu processo, o método é direcionado à criança e enfatiza a autonomia, a liberdade dentro de limites e o respeito pela evolução físico, social e psicológico dela, sendo cada vez mais utilizado dentro do ambiente escolar.

Para Adriana Gobbo, diretora do Colégio Leonardo da Vinci, unidade Jabaquara, nas escolas, o método não se concentra apenas no aprendizado acadêmico, mas também no desenvolvimento social, emocional e prático, preparando a criança para a vida como um todo: “Em vez de receber informações passivamente, os alunos são incentivados a aprender ativamente por meio da exploração, experimentação e descobertas, em que a criança é protagonista em todas as atividades exercidas”.

Conforme a diretora, o professor montessoriano atua como guia, mediador e facilitador do aprendizado, sendo um observador atento a cada criança para entender seus interesses, necessidades e estágios de desenvolvimento. Ao invés de ensinar diretamente, o mestre de sala prepara o ambiente oferecendo materiais que permitem que os alunos explorem e descubram sozinhos.

Gobbo conta que há alguns exemplos de materiais para que o ambiente seja preparado para o aluno, organizado com mobiliário específico, prateleiras baixas e caixas organizadoras para que as crianças possam acessar facilmente os materiais dispostos, bem como organizá-los após o uso:

  • Estimulem os sentidos sensoriais: massa de modelar, lixa e caixa de areia;
  • Conceitos matemáticos: material dourado, tentos, fusos, blocos lógicos, figuras geométricas, cilindros e torre rosa;
  • Materiais de alfabetização: lixa, caixa com areia, alfabeto móvel e fichas com os fonemas;
  • Materiais de vida prática: pia, panelinhas, ferro de passar, varal e vassoura.

“Essas dicas podem ser implementadas, inclusive, em casa, com o apoio dos pais. As famílias conseguem aplicar de várias maneiras, contribuindo para a autonomia, independência e aprendizado ativo dos filhos. Tendo esse ambiente preparado, assim como na escola, separado por cantinhos, com cama, móveis e prateleiras mais baixas com caixas organizadoras, livros e materiais de arte, assim como uma rotina simples, que a criança possa cumprir diariamente, o processo flui”, ressalta Adriana.

A diretora, ainda, pontua que a metodologia montessoriana garante que a criança faça a gestão do tempo e auto-regulação, promovendo o protagonismo do próprio aprendizado, seja na escola ou em casa.

“O professor permite ao aluno que escolha suas atividades e trabalhe de forma independente, com responsabilidade, ou seja, a liberdade existe e é assistida pelos educadores que, dentro dos limites pré-estabelecidos, incentivam os alunos a terem autodisciplina, iniciativa e sejam proativos desde a mais tenra infância. O ‘pensar fora da caixa’, sair do lugar-comum e ter um olhar multifocal é o que mais se espera do aluno protagonista”, finaliza Gobbo.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!