O técnico espanhol Jorge Dueñas foi apresentado esta sexta-feira em Bratislava como o novo treinador da seleção feminina da Eslováquia. O técnico basco substituirá Paul Streicher. Antes de acertar com a Eslováquia, Dueñas comandou as seleções feminina da Espanha no período entre 2007 e 2016 e do Brasil de 201até 2021.
A Eslováquia participou da última Copa do Mundo Feminina disputada na Espanha, ocupando a vigésima sexta posição. Perdeu para Angola na final da Taça Presidente. O contrato de Dueñas vai até dezembro de 2024 e ele estreará no início de março com dois jogos contra Portugal no grupo 5 de qualificação para o Campeonato Europeu de 2022. Além de Portugal, a Eslováquia terá pela frente a Espanha na fase de grupos.
Na apresentação do novo técnico, o vice-presidente da Federação Eslovaca disse que Dueñas é um treinador experiente que trabalhou com sucesso no mais alto nível e com excelentes resultados. Tem experiência suficiente para colaborar com a equipe.
O contrato terá duração de quase três anos, e além de comandar a equipe feminina adulta Dueñas também trabalhará com as equipes juvenis, formando as próxima geração e ajudando a criar um sistema padronizado para nosso handebol feminino. A intervenção do diretor da equipe Eslovaca, Fernando Gurich, que é espanhol, além da boa relação entre as duas federações (Espanha e Eslováquia) foi fundamental para o acerto da contratação.