noticias249 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Geral

OMS envia à Ucrânia carregamento com antirretrovirais para tratamento de HIV

Estoques para um ano devem socorrer pacientes no país, que tem um dos mais altos níveis de novas infecções na Europa

Publicada em 06/04/22 às 07:27h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia OMS envia à Ucrânia carregamento com antirretrovirais para tratamento de HIV  Compartilhar a noticia OMS envia à Ucrânia carregamento com antirretrovirais para tratamento de HIV  Compartilhar a noticia OMS envia à Ucrânia carregamento com antirretrovirais para tratamento de HIV

Link da Notícia:

OMS envia à Ucrânia carregamento com antirretrovirais para tratamento de HIV
 (Foto: UNAIDS)

A Organização Mundial da Saúde, OMS, enviou o primeiro lote de medicamentos antirretrovirais para atender a pessoas vivendo com HIV na Ucrânia durante os próximos 12 meses.

O carregamento está entrando no país pela fronteira com a Polônia e deve ser distribuído em postos de saúde e outros centros na Ucrânia. A agência da ONU foi informada da suspensão do tratamento por causa da guerra, um risco à vida de milhares de soropositivos no país.

Plano 

A iniciativa tem o apoio do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da Aids, Pepfar, as autoridades ucranianas e ONGs locais.

Para o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge, a guerra tem o potencial de minar o progresso conquistado nos últimos anos em várias questões de saúde, incluindo o HIV. 

A meta é evitar esse cenário, quando o país já estava conseguindo vencer etapas na luta contra a doença. A iniciativa inclui entrega de antirretrovirais, diagnóstico e tratamento.

Taxa de infecções 

Em 2020, a Ucrânia registrou a segunda maior taxa de novas infecções na Europa, ou 15% de todos os soropositivos da região. 

Mais da metade das infecções foi por via heterossexual e 38% pelo uso de drogas injetáveis.

A estimativa é que 260 mil pessoas tenham HIV na Ucrânia. Mais da metade, ou cerca de 150 mil pacientes, recebiam o tratamento antirretroviral. Entre eles, 2,7 mil crianças. 

A interrupção do tratamento pode gerar complicações, incluindo resistência aos medicamentos. A situação seria uma séria ameaça à saúde do paciente e pode tornar o tratamento mais difícil e caro.

Combinação

A OMS defende que a iniciativa permite que grande parte das necessidades dos soropositivos na Ucrânia sejam atendidas num ano.  

Os parceiros envolvem o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária, o Ministério da Saúde da Ucrânia e organizações não governamentais.

A colaboração permitiu a aquisição mais acessível de 209 mil embalagens do medicamento TLD, com a combinação dos remédios tenofovir, lamivudina e dolutegravir.

Terapia 

Quase um mês após o início da guerra, cerca de 36 dos 403 centros de tratamento antirretroviral foram fechados. 

A maioria estava funcionando total ou parcialmente. 

Com mais de 4 milhões de refugiados, a recomendação aos países anfitriões é que apoiem a entrega desta medicação para quem precisa.

Os homens são a maioria dos usuários desses medicamentos, mas grande parte deles está dentro do país devido ao impedimento decretado aos ucranianos com idades entre 18 e 60 anos de deixar o território.

Essa recomendação foi dada pelo governo ucraniano que precisa dos homens para combater na guerra.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!