noticias Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Geral

Dia Internacional das Línguas de Sinais ressalta inclusão

Nações Unidas querem aumentar consciência sobre importância do sistema linguístico como ferramenta de defesa dos direitos humanos

Publicada em 23/09/22 às 07:39h - 748 visualizações

por Web TV e Rádio Nacional com Agência ONU News


Compartilhe
Compartilhar a notícia Dia Internacional das Línguas de Sinais ressalta inclusão  Compartilhar a notícia Dia Internacional das Línguas de Sinais ressalta inclusão  Compartilhar a notícia Dia Internacional das Línguas de Sinais ressalta inclusão

Link da Notícia:

Dia Internacional das Línguas de Sinais ressalta inclusão
 (Foto: Viendo Tentiendo)

Este 23 de setembro é o Dia Internacional das Línguas de Sinais. As Nações Unidas ressaltam que a ocasião é importante para apoiar e proteger a identidade linguística e a diversidade cultural de pessoas com deficiência auditiva e usuários desta forma de comunicação.

A Federação Mundial de Surdos estima haver mais de 70 milhões de pessoas com a deficiência em todo o mundo. Mais de 80% vivem em países em desenvolvimento, onde são usadas 300 variantes diferentes.

Direitos Humanos

Este ano, a celebração realça a união suscitada pelas línguas de sinais, sua promoção e reconhecimento em cada contexto nacional.

A ONU quer defender o aumento da conscientização sobre a importância deste sistema linguístico como parte dos direitos humanos.

A data proclamada, há cinco anos, coincide com a fundação da Federação Mundial de Surdos, em 1951.

O projeto foi adotado por consenso pelos 193 Estados-membros da Assembleia Geral depois de submetido com o apoio de associações de surdos de 135 nações.

Desenvolvimento

A resolução que estabelece o dia reconhece que o acesso à língua de sinais e aos serviços com esta forma de comunicação, incluindo educação de qualidade, como essenciais para o crescimento e desenvolvimento do surdo.

Esta possibilidade também é fundamental para o alcance das metas globais.

O documento reconhece ainda a importância de preservar as línguas de sinais como parte da diversidade linguística e cultural.

Este sistema linguístico produz inclusão no trabalho com comunidades surdas, de acordo com a resolução.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82) 99692-2974

Copyright (c) 2022 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!