noticias Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Geral

EFOMM abre seleção para 2024

São 293 vagas para nível médio, com provas nos dias 19 e 20 de agosto

Publicada em 18/05/23 às 07:28h

Web TV e Rádio Nacional/Agência Marinha de Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia EFOMM abre seleção para 2024  Compartilhar a noticia EFOMM abre seleção para 2024  Compartilhar a noticia EFOMM abre seleção para 2024

Link da Notícia:

EFOMM abre seleção para 2024
 (Foto: Web TV e Rádio Nacional)

Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para o processo de seleção de candidatos à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O edital oferece 293 vagas, sendo 174 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), e 119 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). As provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de agosto.

 Mais de 80% do comércio mundial de mercadorias é transportado por via marítima. A União Europeia estima que, até 2050, a demanda global por fretes triplicará o volume de cargas transportadas pelos oceanos. Cada navio requer uma tripulação capacitada, composta por pessoal de máquinas, convés e câmara, divididos entre oficiais, suboficiais e subalternos.

 Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: Náutica e Máquinas. Ao Oficial de Náutica compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; ao Oficial de Máquinas compete a condução e manutenção das instalações de máquinas do navio.

 Oficial da EFOMM

Nascido no Rio de Janeiro, Victor de Sá, 25 anos, optou pela mudança para Belém (PA), onde cursa o 3º ano da EFOMM, no CIABA. “Eu soube, por meio dos meus pais, que quem embarcava em navio ganhava uma boa remuneração, e, com o incentivo deles, busquei na internet como era a profissão. Descobri a oportunidade de trabalhar e, na folga, ter tempo livre para viajar”, conta.

Durante o curso, os alunos são orientados, conforme suas aptidões, a optarem pela formação em Náutica ou Máquinas. “Sempre tive curiosidade sobre como funcionavam as coisas, ajudava meu pai a fazer a troca dos filtros e óleo do carro e procurava entender a função de cada equipamento em casa. Com as palestras que tivemos, com Oficiais, eles relatavam que isso era a rotina do Oficial de Máquinas a bordo. Então, vi que essa era a melhor escolha”, explica o aluno.

Tanto no curso de Náutica quanto no de Máquinas, os alunos estudam em regime de internato, durante três anos. O curso tem dois períodos: o período acadêmico, composto de seis semestres letivos, com dedicação exclusiva do aluno; e o período de estágio, no qual o aluno deve passar dois semestres embarcado, cumprindo estágio supervisionado.

Após concluir o 3º ano do curso, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.

Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da Marinha do Brasil, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva.

Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo e o Regimento Interno do Centro de Instrução. Ao terminarem o curso, os alunos são declarados Bacharéis em Ciências Náuticas (curso de nível superior), passando a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de Segundo-Tenente.

 A seleção

 Dentre os requisitos para ingresso estão os seguintes itens: ser brasileiro nato (ambos os sexos); com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024; ter concluído o Ensino Médio até 29 de janeiro de 2024; não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável; e estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.

O processo seletivo é constituído por quatro etapas: exame de conhecimentos, com provas de matemática, inglês, física, português e redação; etapa psicofísica, na qual os candidatos passam por inspeção de saúde; aplicação do teste de suficiência física (corrida e natação); e período de adaptação e verificação de documentos.

 

Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIAGA. Já os candidatos que optarem pelas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIABA. O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00 e as inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no endereço www.marinha.mil.br/ciaga/, no “link” “PS EFOMM/2024”.

As cidades para a realização das 1ª, 2ª e 3ª etapas do processo seletivo são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Paranaguá (PR), Parnaíba (PI), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santana (AP), Santarém (PA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!