noticias601 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Geral

PDAC 2024: Brasil e Reino Unido assinam parceria que viabiliza novas pesquisas sobre minerais estratégicos para transição energética

No domingo (3), durante participação no PDAC 2024, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Valdir Silveira, assinou memorando de entendimento com o Serviço Geológico Britânico

Publicada em 04/03/24 às 14:03h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia  PDAC 2024: Brasil e Reino Unido assinam parceria que viabiliza novas pesquisas sobre minerais estratégicos para transição energética  Compartilhar a noticia  PDAC 2024: Brasil e Reino Unido assinam parceria que viabiliza novas pesquisas sobre minerais estratégicos para transição energética  Compartilhar a noticia  PDAC 2024: Brasil e Reino Unido assinam parceria que viabiliza novas pesquisas sobre minerais estratégicos para transição energética

Link da Notícia:

 PDAC 2024: Brasil e Reino Unido assinam parceria que viabiliza novas pesquisas sobre minerais estratégicos para transição energética
 (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

O Brasil dá mais um passo significativo para impulsionar o desenvolvimento das geociências. Neste domingo (3), durante o PDAC 2024 (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada), o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, e o diretor Nacional e Internacional de Geociências do Serviço Geológico Britânico (BGS, na sigla em inglês), David Schofield, assinaram acordo-quadro de cooperação.

Entre os projetos que poderão ser viabilizados com a parceria, destacam-se pesquisas minerais, com foco em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, como minerais de lítio, grafita, urânio, fosfato e potássio, além de estudos que contribuem para otimizar a gestão dos recursos hídricos.

“É um momento histórico em que duas instituições, líderes em pesquisas geocientíficas, unem esforços. A parceria representa o fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e o Reino Unido para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com base em evidências científicas. O resultado de nossas ações beneficiará não apenas nossos países, mas o mundo”, destacou Silveira.

O diretor ressalta que o novo acordo evidencia a relevância do SGB no cenário internacional. Com parcerias em mais de 20 países, incluindo França e China – que tiveram acordos firmados recentemente – o SGB reafirma o compromisso em promover o avanço das geociências e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

 

Aprimoramento da capacidade técnico-científica

No memorando de entendimentos, é prevista a troca de dados, informações e procedimentos de laboratórios para transferência de tecnologias, além do intercâmbio entre os profissionais e realização de pesquisas colaborativas – tanto na área de geologia e recursos minerais quanto de hidrologia e gestão territorial. A parceria possibilitará o aprimoramento da capacidade técnica e científica das instituições, de modo a otimizar os serviços oferecidos às comunidades locais, negócios e indústria.

Além de pesquisas sobre transição energética, os diálogos sinalizam para o aprofundamento de estudos nas áreas de geoquímica e geofísica exploratórias e modelagem de potencial mineral, o que permite avanços no conhecimento geológico. Na área de hidrologia e gestão territorial, poderão ser desenvolvidos projetos relacionados a águas subterrâneas e disponibilidade hídrica.

Missão brasileira

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre entre 3 e 6 de março, em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e apresentação de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

O SGB será representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência, Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!