A Inteligência Artificial (IA) pode fazer com que todos falem o mesmo idioma? Pelo menos no mundo dos games isso pode ser uma realidade possível no futuro. É o que mostra um experimento monitorado por um projeto de pesquisa do Laboratório Cubo de Inovação, da Escola de Comunicação da FGV. A pesquisa acompanhou #hashtags de pessoas autodeclaradas gamers na rede social X, antigo Twitter, para identificar e destacar tendências de temas que estes jogadores estão engajando.
Entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, o monitoramento se deparou com o fenômeno do #qsmp. Sua popularidade na plataforma está à frente de jogos mais consagrados, como Fortnite. A sigla significa “Quackity Survival Multiplayer” e foi criado pelo streamer mexicano Quackity, em março de 2023. Com o objetivo de reunir um grupo de streamers de múltiplas nacionalidades em um único lugar para trabalhar colaborativamente na transmissão de conteúdo de Minecraft, esse ambiente se tornou o primeiro servidor multijogador multilíngue com tradução automática ao vivo para diferentes idiomas.
De acordo com Alessandra Maia, professora e coordenadora do Cubo, “foi curioso observar como jovens da Geração Z e Alfa tiveram, por mais de um ano, essa experiência social de uso de inteligência artificial para conseguir legendas automatizadas por meio do uso de um plugin de tradução simultânea realizada por IA no próprio cliente do Minecraft e, assim, interagir com streamers de diferentes regiões do globo”. A professora ressalta que o elenco atual do QSMP possui 36 streamers falantes de idiomas como inglês, espanhol, português, francês e coreano, com planos de entradas de novos participantes.
Para muitos, diz Alessandra, isso pode parecer pura ficção científica, “mas é como se o peixe ‘Babel Fish’ (a espécie fictícia do livro ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, de Douglas Adams, que pode traduzir instantaneamente qualquer linguagem) tivesse se materializado e permitido que todos ‘falassem um só idioma’ nesse servidor”.
Esse tipo de prática com uso de IA para uniformizar a comunicação é algo que, segundo a especialista, logo será vivenciado com a popularização de modelos de IA nos ambientes de redes sociais digitais.
Monitorar as tendências entre os usuários gamers na rede social X, antigo Twitter, é uma das pesquisas que faz parte do projeto "Consumo e Poder nos Videogames”, do Laboratório Cubo de Inovação. Por meio do acompanhamento de hashtags é possível identificar e destacar tendências de temas que estes jogadores estão engajando.
A coleta tem como objetivo trazer dados que nos permitam compreender e refletir práticas de comunicação digital em ambientes de jogos a partir das interações sociais e publicações dos tópicos mais comentados, identificando quais pontos os jogadores estão levantando e discutindo sobre problemas sociais contemporâneos em diferentes esferas como mercado, política, consumo, novidades, desinformação e ações extremistas.