Os cursos da área de tecnologia têm atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros. Conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, os cursos do setor, que incluem computação, TI, entre outros, ficaram em terceiro lugar de procura dos estudantes (13%), perdendo apenas para a área da saúde (28%) e negócios, como administração e direito (17%).
Para Fernanda Braga, gerente administrativa da APAT — Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, isso é um bom indicativo. “As novas tecnologias estão presentes em todos os setores da economia. Isso porque modernizar e automatizar as operações traz inúmeros benefícios para as empresas e para a sociedade em geral. Podemos dizer que a tecnologia promove mais agilidade, padronização e eficiência. Além disso, a mão de obra precisa estar em constante aprimoramento para acompanhar as novidades, o que é excelente para o mercado de trabalho”, diz.
Um dos assuntos mais levantados quando falamos de evolução tecnológica é Inteligência Artificial. Segundo um levantamento feito pelo SENAI, entre janeiro e outubro de 2023, mais de 10 mil estudantes se matricularam em cursos de aperfeiçoamento, extensão, técnico, graduação ou pós-graduação na área de IA. Isso representa um aumento de quase 24% se comparado ao ano de 2022, que já havia registrado crescimento de 246% em relação a 2021.
“O uso de IA é uma tendência que não parece desacelerar. É preciso que instituições de cursos técnicos e universidades públicas e privadas estejam prontas para abraçar essa demanda e capacitar os profissionais para que saibam utilizar os recursos e se mantenham atualizados”, afirma Fernanda.
“A APAT, por exemplo, é uma associação que oferece cursos e treinamentos para profissionais de geotecnologia, ministrados por especialistas parceiros. Trata-se de uma área que está em constante crescimento e precisa acompanhar as demandas do mercado. A qualificação é essencial para isso”, finaliza.
Sobre a APAT
A APAT (Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia) é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais. A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento. Atualmente, a entidade está presente em todos os estados do Brasil. Para saber mais, entre no link.