Giro Nacional

Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades

Atividades acontecem entre os dias 26 e 30 de agosto com ações voltadas ao combate ao fumo

Publicada em 24/08/22 às 16:42h - 760 visualizações

por Web TV e Rádio Nacional com Prefeitura de Campinas


Compartilhe
Compartilhar a notícia Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades  Compartilhar a notícia Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades  Compartilhar a notícia Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades

Link da Notícia:

Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades
 (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) realiza, entre os dias 26 e 30 de agosto, atividades voltadas ao combate ao fumo no município, com ênfase aos danos causados pelo cigarro eletrônico. “O tabagismo é uma doença e o modismo do cigarro eletrônico preocupa porque cria uma nova modalidade de consumo capaz de conquistar novos usuários. É um vício perigoso", afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

As atividades começam na sexta-feira, dia 26, com uma atividade da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas (CPUD) na Praça Rui Barbosa, quando na unidade móvel serão disponibilizados materiais educativos a respeito dos malefícios do uso de drogas, em especial o tabaco.

 Na segunda-feira, dia 29, às 10h, as Faculdades Anhanguera recebem a palestra “Cigarro eletrônico: Mitos e verdades”, com Marilda Martins, coordenadora do CPUD e presidente do Comen. Encerrando as atividades, no dia seguinte, haverá a palestra “Cigarro eletrônico: informação como forma de prevenção”, às 15h, no Campus 1 da PUC-Campinas com Renata Azevedo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da Unicamp.

 O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei nº 7.488/1986 e é celebrado no dia 28 de agosto. O propósito é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

 Cigarro eletrônico

 Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. Desde 2003, quando foram criados, tais produtos passaram por diversas gerações: os produtos descartáveis - de uso único; os produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém em sua maioria propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes) - em sistema aberto ou fechado; os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; os sistema "pods", que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros. 

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. A decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos.

 

Confira a programação:

 

- Dia 26/08 – das 9h às 14h - CPUD itinerante – Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral – em frente a lojas Americanas)

Objetivo: Divulgação do serviço e orientação e conscientização da população dos malefícios do uso/abuso do fumo e outras drogas.

Realização:  Coordenadoria de Prevenção às Drogas 

 

- Dia 29/06 – as 10h - Palestra “Cigarro eletrônico: Mitos e verdades”

Palestrante: Marilda Martins – Coordenadora do CPUD e Presidente do Comen

Local:  Faculdades Anhanguera – FAC 4 – Ouro Verde (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160 - Bloco A - Jardim Morumbi)

Objetivo: Levar informações, validadas cientificamente, atuais, aos alunos quanto os malefícios do uso dos cigarros eletrônicos.

Realização:  Coordenadoria de Prevenção às Drogas 

 

- Dia 30/08/06 – das 15h às 17h – Palestra “Cigarro eletrônico: informação como forma de prevenção”.

Palestrante: Renata Azevedo – Psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da Unicamp. 

Local:  PUC-Campinas – Campus I  

Objetivo: Levar informações, validadas cientificamente, atuais, a coordenadores, professores da rede estadual e particular de ensino, profissionais da saúde e rede socioassistencial.

Realização:  Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen)

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82) 99692-2974

Copyright (c) 2022 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!