noticias196 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Giro Nacional

Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País

Chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo devem afetar as regiões até a próxima quarta-feira (16)

Publicada em 12/11/22 às 11:08h

Web TV e Rádio Nacional com Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País  Compartilhar a noticia Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País  Compartilhar a noticia Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País

Link da Notícia:

Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País
 (Foto: Divulgação/MDR)

A Defesa Civil Nacional alerta para tempestades no Sul do Brasil e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste neste sábado (12) e domingo (13). A previsão indica, ainda, chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo até a próxima quarta-feira (16). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma ampla área de baixa pressão atmosférica será a responsável pela mudança no tempo.

Neste sábado, o Norte e o centro do Rio Grande do Sul vão registrar temperaturas elevadas, com máximas de até 32°C. No período da tarde, porém, há previsão de fortes pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo no centro-oeste dos estados da região Sul. Em várias áreas da região Centro-Oeste, pode haver temporais isolados devido ao calor e à umidade.

No domingo, as tempestades com possibilidade de queda de granizo devem se estender por outros locais da região Sul, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Já na segunda-feira (14), por causa do deslocamento de um ciclone extratropical, uma frente fria derrubará as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As tempestades ficarão concentradas em parte do Sudeste e Centro-Oeste e, também, em Tocantins.

Na terça (15) e no decorrer da quarta-feira (16), a frente fria deverá se deslocar para o oceano, deixando o ar ainda mais frio e seco na maior parte da Região Sul. As tempestades devem ocorrer em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, além do sul das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população para que adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsAPP

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!