noticias Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Igreja Católica

Vaticano apresenta orientações sobre participação nas redes sociais

Documento Rumo à presença plena foi formulado pelo Dicastério para a Comunicação e traz reflexões baseadas na parábola do Bom Samaritano

Publicada em 29/05/23 às 19:39h

Web TV e Rádio Nacional/Agência SIGNIS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vaticano apresenta orientações sobre participação nas redes sociais  Compartilhar a noticia Vaticano apresenta orientações sobre participação nas redes sociais  Compartilhar a noticia Vaticano apresenta orientações sobre participação nas redes sociais

Link da Notícia:

Vaticano apresenta orientações sobre participação nas redes sociais
 (Foto: Vatican News)

O Dicastério para a Comunicação do Vaticano lançou, nesta segunda-feira (29/05), um documento sobre a participação dos cristãos nas redes sociais. 'Rumo à presença plena - Uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais' propõe "novos modelos" para tornar mais humano e saudável o espaço digital.

 Confira a íntegra.

O texto é inspirado na parábola do Bom Samaritano, onde, questionado por um especialista da Lei, Jesus provoca a responder: "Quem é meu próximo?". Segundo o Dicastério, a passagem foi escolhida por ser entendida pelo Papa Francisco como "uma parábola sobre a comunicação" e citada em sua mensagem para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2014.

O 'guia' sinaliza uma preocupação da Igreja em entender os espaços virtuais - "a questão já não é se, mas como devemos participar no mundo digital" -, e faz referência às "feridas" causadas neste ambiente, sugerindo “novos modelos fundamentados na confiança, transparência e inclusão”.

“Numa época em que estamos cada vez mais divididos, em que cada pessoa se retira na sua própria bolha filtrada, as redes sociais tornam-se um caminho que leva muitos à indiferença, à polarização e ao extremismo”, adverte o Vaticano.

O Dicastério alerta que a revolução digital criou oportunidades e desafios, entre eles, as “ciladas” que os cristãos precisam evitar nas “rodovias digitais”.

"Hoje não é possível falar de “redes sociais” sem considerar seu valor comercial, isto é, sem a consciência de que a revolução real ocorreu quando empresas e instituições compreenderam o potencial estratégico das plataformas sociais, contribuindo para uma rápida consolidação de linguagens e práticas que, ao longo dos anos, transformaram usuários em consumidores", aponta o documento.

A reflexão pastoral do Vaticano afirma que a constante demanda das mídias sociais pela atenção das pessoas “é semelhante ao processo pelo qual qualquer tentação entra no coração humano e desvia nossa atenção da única palavra realmente significativa e vivificante, a Palavra de Deus .”

 

O documento "Rumo à presença plena" tem 82 pontos, desenvolvidos em mais de 20 páginas e está disponível para download em português, no portal da Santa Sé.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!