noticias767 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Nordeste

Alagoas tem mais de 109 mil idosos aptos a dirigir

Detran orienta sobre renovação de CNH para pessoas a partir de 60 anos, que devem se submeter a exames médicos e psicológicos

Publicada em 05/12/23 às 17:38h

Web TV e Rádio Nacional/Ascom Detran AL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Alagoas tem mais de 109 mil idosos aptos a dirigir  Compartilhar a noticia Alagoas tem mais de 109 mil idosos aptos a dirigir  Compartilhar a noticia Alagoas tem mais de 109 mil idosos aptos a dirigir

Link da Notícia:

Alagoas tem mais de 109 mil idosos aptos a dirigir
 (Foto: Fellipe Yuri /Ascom Detran)

A estrutura etária do Brasil vem mudando ao longo dos anos. O percentual de idosos no país é de 15,1% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o envelhecimento progressivo dos cidadãos, alguns questionamentos vêm à tona, e um deles é se os idosos podem continuar dirigindo. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) esclarece que, para as pessoas a partir de 60 anos, alguns cuidados precisam ser adotados na condução de veículos e na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em 2023, o número de condutores com 60 anos ou mais em Alagoas é de 109.648. Os idosos devem estar atentos aos prazos estabelecidos para a renovação, evitando transtornos e possíveis penalidades. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há limite de idade para as pessoas dirigirem.

Conduzir um veículo proporciona liberdade e independência aos idosos. Apesar dos benefícios, algumas ponderações são necessárias. Por isso, a decisão de parar de dirigir pode partir do idoso, ao notar as próprias limitações, ou durante o exame de aptidão física e mental no ato da abertura ou renovação da CNH. Para isso, o CTB determina algumas mudanças, ou seja, a renovação da carteira de habilitação passa a ser mais frequente e progressiva com o passar do tempo.

Até os 49 anos, a CNH deve ser renovada a cada dez anos. Já para quem têm entre 50 e 69 anos, esse prazo diminui para cinco anos. A partir de 70 anos, o documento deve ser renovado a cada três anos, conforme o CTB.

Wilton Costa, chefe de Controle de Condutores do Detran, explica que antes de renovar a CNH, os idosos devem passar por exames médicos rigorosos, que avaliam sua saúde, incluindo vista e audição, e o psicotécnico, que examina habilidades mentais e aptidões cognitivas. “O idoso obedece à mesma regra dos demais condutores. A única diferença é o tempo de validade da CNH, que, dependendo da avaliação clínica, pode ser inferior a três anos para os condutores acima de 70 anos. Ele vai precisar agendar o procedimento, com prioridade na fila, seguindo todo o trâmite: pagamento das taxas e avaliação clínica”, explicou.

Caso os exames indiquem que haja alguma alteração, podem ser solicitados outros testes. Doenças crônicas ou incapacidades físicas podem exigir exames adicionais.

A obtenção da primeira CNH por parte dos idosos requer uma abordagem mais cuidadosa. Durante o processo, eles serão submetidos a avaliações médicas e psicológicas rigorosas. Além disso, passam por um treinamento, que inclui aulas teóricas e práticas específicas para adaptar-se às mudanças no trânsito e às novas tecnologias presentes nos veículos.

O aposentado João Leopoldo Moreira, de 90 anos, renovou a CNH em outubro deste ano. Ele integra o grupo de 150 pessoas acima dos 88 anos que dirigem ativamente em Alagoas. Morador de Capela, na Zona da Mata, é habilitado há 58 anos e usa o carro todo final de semana para se reunir com os amigos, e assistir jogos de futebol. “Sou muito feliz, pois me sinto independente no volante e, desde que tirei minha CNH, não parei de dirigir. Continuo dirigindo e pretendo dirigir ainda por alguns anos. Só não gosto mais de viajar; geralmente, peço a ajuda de alguém, mas aqui na cidade não vejo problema. Sempre pego meu carro todo final de semana, durante o dia, e à noite volto para casa”, explicou.

“Tirei minha carteira de motorista em 1965. De lá para cá, renovei várias vezes. A última foi em outubro deste ano. Gosto mais de dirigir do que de caminhar. Eu não corro muito e me sinto muito à vontade no volante do meu carro. Sou muito satisfeito em saber que tem gente da minha faixa etária que ainda dirige como eu. Todo cuidado é pouco, e prevenir é melhor do que remediar. Se o condutor dirigir com cautela pode chegar à minha idade dirigindo”, afirmou.

O empresário Humberto Melo Souza, de 95 anos, é ainda mais ativo no trânsito. Ele aprendeu a dirigir com a ajuda de amigos, há sete décadas, em Santana do Ipanema, quando ainda não existiam Centros de Formação de Condutores (CFCs). “Hoje, moro em Maceió e todos os dias vou à minha empresa, no Centro. Faço compras, resolvo minhas pendências, sempre de carro, mas, para viajar, tenho mais cautela. Sempre convido um neto para ir comigo no interior”, ressaltou.

Cuidados ao dirigir - No volante, os idosos devem se manter seguros e confiantes. No entanto, é importante que eles tomem precauções extras para garantir sua segurança e a dos outros no trânsito. Primeiro, é essencial realizar exames médicos regulares para verificar a capacidade de conduzir. Os condutores devem ficar atentos também em condições adversas, como durante a noite ou em condições climáticas desfavoráveis.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!