noticias422 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Nordeste

Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios

Mais de um milhão de habitantes serão beneficiados com a implementação da tecnologia no estado

Publicada em 27/05/24 às 10:24h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios  Compartilhar a noticia Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios  Compartilhar a noticia Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios

Link da Notícia:

Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios
 (Foto: Zack Stencil/MCom)

A partir desta segunda-feira (27/05), as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em 140 municípios da Paraíba (PB).
Com a ativação da funcionalidade, as cidades contempladas terão acesso à internet mais rápida e eficiente, o que beneficiará mais de um milhão de moradores.
A Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, divulgou as informações na última quarta-feira (20), após uma reunião na sede da empresa. No total, as operadoras poderão solicitar os trâmites para a implantação do 5G em 236 municípios do Brasil.

A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5GHz chegará a 4.134, nos quais vivem pouco mais de 189 milhões de brasileiros - aproximadamente 88,6% da população do país.

“A implantação do 5G tem sido um trabalho que nós estamos fazendo pela importância dessa tecnologia na ponta da vida das pessoas. É importante colocar que o Brasil realizou um leilão há três anos e vendeu faixas de frequência para o setor privado. Esse mesmo setor acertou obrigações anuais com o Ministério: o de expandir essa tecnologia, começando pelas capitais até chegar nos mais de 5 mil municípios do Brasil. O cronograma vai até 2030“, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em agenda recente de liberação de recursos para acesso à internet em periferias do Ceará.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

Municípios beneficiados:

Paraíba: Água Branca, Aguiar, Amparo, Aparecida, Arara, Araruna, Areia de Baraúnas, Assunção, Bananeiras, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Borborema, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Carrapateira, Casserengue, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Congo, Coremas, Coxixola, Cubati, Cuité, Curral Velho, Damião, Desterro, Diamante, Dona Inês, Duas Estradas, Emas, Frei Martinho, Gurjão, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Joca Claudino, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lagoa, Lagoa de Dentro, Lastro, Livramento, Logradouro, Mãe d'Água, Malta, Manaíra, Marizópolis, Mato Grosso, Maturéia, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho d'Água, Ouro Velho, Parari, Passagem, Paulista, Pedra Branca, Pedra Lavrada, Piancó, Picuí, Pirpirituba, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Riachão, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra da Raiz, Serra Grande, Serraria, Sertãozinho, Solânea, Sossêgo, Sousa, Sumé, Tacima, Taperoá, Tavares, Teixeira, Tenório, Triunfo, Uiraúna, Várzea, Vieirópolis, Vista Serrana e Zabelê.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!