Em uma ação ágil e eficaz, o Serviço de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Palmeira dos Índios (GCM) conseguiu, em menos de três horas, identificar o responsável por destruir a placa da Pedra Fundamental da Via Sacra, que será instalada na subida do Cristo do Goiti. O autor do ato foi um jovem estudante da cidade, mas seu nome não foi divulgado. Ele se apresentou voluntariamente na sede da GCM, onde assinou um Boletim de Ocorrência, assumiu a responsabilidade pelo dano ao patrimônio público e se comprometeu a arcar com todas as despesas do reparo.
O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira (13). Após um servidor da Prefeitura registrar a placa danificada, o comando da GCM foi imediatamente acionado. Utilizando as imagens capturadas pelas câmeras de segurança instaladas no local, a equipe de inteligência rapidamente identificou o autor.
O comandante da GCM, Adriano Dantas, enfatizou a eficiência do sistema de videomonitoramento na cidade. "É impossível se esconder das câmeras de segurança. Temos dispositivos instalados nos principais pontos de Palmeira dos Índios, operando 24 horas por dia. Nossa equipe de inteligência monitora continuamente todos os atos com o objetivo de coibir atividades criminosas, sejam elas furtos, roubos ou qualquer outro crime. Aqui, quem comete um delito será identificado e responsabilizado. Não há como escapar", afirmou o comandante.