noticias123 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Norte

Roraima | Delegacia Virtual tem mais de 24 mil registros de ocorrências

Publicada em 29/03/23 às 20:57h

Web TV e Rádio Nacional com Jéssica Laurie/PCRR


Compartilhe
Compartilhar a noticia Roraima | Delegacia Virtual tem mais de 24 mil registros de ocorrências  Compartilhar a noticia Roraima | Delegacia Virtual tem mais de 24 mil registros de ocorrências  Compartilhar a noticia Roraima | Delegacia Virtual tem mais de 24 mil registros de ocorrências

Link da Notícia:

Roraima | Delegacia Virtual tem mais de 24 mil registros de ocorrências
 (Foto: Ascom/PCRR)

A Delegacia Virtual tem registrado números cada vez mais expressivos. Os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da PCRR (Polícia Civil de Roraima), apontam que até o dia 27 de março, o total de 24.410 Boletins de Ocorrência foram homologados na plataforma desde a implantação em Roraima, no início de 2021.

Os dados apontam que no seu primeiro ano online, a Delegacia Virtual teve 8.524 BO’s homologados e encaminhados para investigações nas diversas delegacias da Capital e Interior.  Entre as tipificações criminais mais registradas estão os casos de perdas ou extravios de documentos e/ou objetos, com 3.668 registros, seguido de 1.152 por estelionatos, 986 registros de furtos e 625 registros de acidente de trânsito sem feridos.

Em 2022, conforme a estatística, o número total de BO’s atingiu a casa dos 12.691.  Foram 4.930 por perdas ou extravio de documentos e/ou objetos, 2.109 registros de estelionatos, 1.393 boletins por furtos e 1.160 acidentes de trânsito sem feridos.

Nos primeiros meses de 2023, a Delegacia Virtual registrou 3.195 BO’s encaminhados às delegacias. Desses, novamente os registros de perdas ou extravios de documentos estão entre os mais solicitados, com 1.088 casos até agora. Seguido por 519 casos de estelionatos, 323 registros de acidentes de trânsito sem feridos e 391 boletins de furtos.

De acordo com a delegada Geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Viana, nem todos os tipos de ocorrências podem ser registrados na Delegacia Virtual, dentre eles, aqueles que carecem da necessidade de perícia como, por exemplo, acidentes de trânsito com feridos, homicídios, latrocínios ou arrombamentos seguidos de furtos.

Para ela, a grande procura para o registro de perda de documentos tem desafogado as delegacias.

“Temos 19 tipificações que podem ser registradas online. Crimes como estelionato, que também figura com alto índice de registros nos três anos, principalmente por meio das redes sociais, tem tido uma resposta quase imediata com a facilidade do registro online. O cidadão tem em suas mãos uma ferramenta fácil de usar e que garante acessibilidade, agilidade, transparência e segurança”, disse a delegada.

 

Registro Online

Para registrar o Boletim de Ocorrência online, o cidadão deve acessar o site da PCRR (http://www.pc.rr.gov.br/) e clicar em Delegacia Virtual. Para efetuar o registro de ocorrência é necessário ter 18 anos ou mais e possuir conta ativa no Gov.br. O cadastro é online e gratuito. Após submetidos na plataforma, os boletins são encaminhados para as delegacias para apuração dos fatos. 

O sistema possibilita que o cidadão comunique ocorrências relacionadas a perda ou extravio de documento ou objeto, furto, roubo, estelionato, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, injúria, calúnia, difamação, vias de fato, perturbação de sossego, desaparecimento de pessoa, localização de pessoa desaparecida, maus-tratos contra animais, violação de domicílio, crime cibernético, fuga do local de acidente de trânsito, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, entre outras situações, a exemplo de casos com violência doméstica contra a mulher.

No País

A adesão ao Sinesp Delegacia Virtual e ao Sinesp PPE é uma parceria realizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já aderiram a ferramenta os estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.  O estado de Rondônia está em fase de implantação. Conforme dados do MJSP, mais de 1 milhão de boletins já foram registrados pela internet nesses estados.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às Unidades da Federação.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!