noticias836 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Norte

Amapá lidera o ranking de redução da pobreza extrema no Brasil

Políticas do Governo do Estado de combate à fome e ao desemprego garantiram queda de 47% para 33% entre 2022 e 2023. Números são da PNAD Contínua.

Publicada em 13/05/24 às 09:46h

Web TV e Rádio Nacional/Portal AP


Compartilhe
Compartilhar a noticia Amapá lidera o ranking de redução da pobreza extrema no Brasil  Compartilhar a noticia Amapá lidera o ranking de redução da pobreza extrema no Brasil  Compartilhar a noticia Amapá lidera o ranking de redução da pobreza extrema no Brasil

Link da Notícia:

Amapá lidera o ranking de redução da pobreza extrema no Brasil
 (Foto: Jhon Martins/GEA)

O Amapá é o estado que mais conseguiu retirar famílias da extrema pobreza em 2023, de acordo com análise do Instituto Jones dos Santos Neves, que considerou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD). Os números mostram que entre 2022 e 2023, houve queda de mais de 14% na taxa de extrema pobreza no estado, a maior redução a nível nacional.

Em 2022, os números mostraram 47% de pessoas no Amapá em situação de extrema pobreza. No ano seguinte, os dados apresentaram 33% de redução. As políticas de combate à fome e a geração de empregos que vêm se estabelecendo no último ano são resultados do trabalho contínuo do Governo do Estado para avançar contra os índices. Nos primeiros meses deste ano, foram 1,3 mil empregos formais gerados.

Somente em janeiro deste ano, foram destinados R$ 24 milhões para estratégias de combate à fome com recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre e da ex-deputada federal e atual secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, através do programa Amapá Sem Fome, que atende, prioritariamente, os 13% da população do estado que possuem uma ou nenhuma refeição diária. 

Além disso, o Estado tem alcançado a população vulnerável com o Acolher Amapá, que auxilia emergencialmente famílias em situações de crises extremas. Com o fortalecimento de ações conjuntas e direcionadas e o crescimento econômico, foi possível garantir segurança alimentar e manutenção da renda das famílias do estado. 

Combate à fome

Os esforços para tirar o Amapá do mapa da fome estão entre as prioridades da gestão do Governo do Estado. Em 2023, iniciativas como distribuição de kits de alimentos e água alcançaram comunidades atingidas pela estiagem e salinização dos rios. O Amapá também foi o primeiro estado a aderir ao programa federal ‘Brasil sem Fome’, em maio do ano passado.   

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!