noticias516 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Saúde

Dia Mundial da Obesidade: uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta; Veja como lutar contra o problema

Novo estudo alerta para o crescimento da condição no mundo. Médico nutrólogo dá dicas práticas para prevenir e combater o excesso de peso

Publicada em 04/03/24 às 14:08h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Mundial da Obesidade: uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta; Veja como lutar contra o problema  Compartilhar a noticia Dia Mundial da Obesidade: uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta; Veja como lutar contra o problema  Compartilhar a noticia Dia Mundial da Obesidade: uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta; Veja como lutar contra o problema

Link da Notícia:

Dia Mundial da Obesidade: uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta; Veja como lutar contra o problema
 (Foto: Divulgação/Herbalife)

Dados do levantamento global conduzido pela NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que acaba de ser publicado na revista científica The Lancet, mostram que a população global está sofrendo cada vez mais com a obesidade.

Para se ter ideia, ao longo dos últimos 30 anos, as taxas de obesidade entre crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram quatro vezes, e os números de adultos mais do que dobraram, aumentando a taxa de obesidade populacional de 11,9% em 1990 para 32,6% em 2022.

O relatório também mostra que 43% dos adultos estavam acima do peso em 2022 — um total de 879 milhões de pessoas — e 159 milhões de crianças já sofriam com a condição naquele ano, somando mais de um bilhão de pessoas afetadas pela obesidade. Portanto, uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta, já que a tendência não mudou.

“Um grama de prevenção vale toneladas de tratamentos!”, coloca o médico nutrólogo especialista em obesidade e membro do Conselho Consultivo da Herbalife do Brasil, Dr. Nataniel Viuniski, que alerta: “O excesso de peso afeta vários sistemas do organismo, como o cardiovascular, o metabólico, o imunológico e o emocional, por isso é um fator de risco importante para várias doenças crônicas. Isso porque a condição gera uma inflamação subclínica e disfunção metabólica, aumentando o risco da mortalidade prematura, além de prejudicar a qualidade de vida”. A seguir, confira dicas práticas do médico nutrólogo para prevenir a obesidade e se manter no peso ideal:

1- Escolha alimentos nutritivos

Ao ler e conhecer mais sobre os alimentos, você começa a fazer escolhas mais saudáveis, principalmente por opções com mais nutrientes e menos calorias. Também passa a evitar os alimentos pró-inflamatórios, como frituras, álcool e carboidratos ricos em açúcares, que contribuem para o ganho de peso. “Opções naturais, como frutas, legumes e verduras, devem compor a maior parte da nossa dieta”, orienta Viuniski.

Lembre-se ainda de caprichar nas proteínas magras e nas fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

2 - Frequente lugares de apoio

Um estudo da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, mostra que ambientes que atendam os objetivos de bem-estar, como os Espaços de Vida Saudável (EVSs), da Herbalife, ou grupos de apoio pode ser um fator-chave fazer mudanças importantes no estilo de vida, uma vez que a pessoa encontra suporte para isso.

Os EVSs são ambientes acolhedores que motivam as pessoas a alcançarem seus objetivos de saúde ao propor uma troca de experiência entre seus frequentadores e estimular hábitos saudáveis.

3 – Tenha opções práticas e saudáveis para momentos de correria

Para não cair na tentação dos fast-foods, aposte em opções práticas, convenientes e nutricionalmente balanceadas para uma boa alimentação mesmo com pouco tempo sobrando, como os shakes da Herbalife. “Além de deliciosos, eles são formulados para substituir uma refeição ao oferecer uma composição equilibrada em proteínas, carboidratos e fibras, com calorias controladas, ajudando no processo de perda de peso”, comenta Viuniski.

4 – Mantenha-se ativo

Faça exercícios diariamente e movimente-se mais ao longo do dia. Pequenas mudanças de hábitos, como caminhar até a padaria ou subir escadas em vez de usar o elevador, podem fazer uma grande diferença na sua saúde. Também comece a praticar uma atividade que você goste para manter a motivação e a regularidade. Atividades físicas são cruciais para o sucesso da redução de peso.

5 – Gerencie o estresse

Aprenda a priorizar o que realmente é importante. Lazer, meditação e oração são formas eficazes de gerenciar o estresse. Se necessário, busque ajuda de um profissional da saúde capacitado para ajudar a encontrar soluções específicas para o seu caso.

6 – Tenha uma boa qualidade de sono

O sono adequado é essencial para o bem-estar geral. Por isso, estabeleça uma rotina de horários para dormir, evite comer até 3h antes de se deitar, garanta de seis a oito horas de sono de qualidade por noite e desconecte-se de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. “Estudos mostram que a duração e a qualidade do sono podem estar diretamente relacionadas ao aumento do índice da massa corporal”, diz o médico nutrólogo.

7 – Beba água

Muitas vezes confundimos a sede com fome, aumentando o consumo de calorias. Portanto, beba cerca de dois litros de água e acrescente bebidas sem adoçar como os chás ao longo do dia para manter uma hidratação adequada e evitar comer sem necessidade.

8- Não hesite em procurar ajuda

A obesidade é uma doença séria, com enormes consequências para a saúde e para a qualidade de vida. Adote um estilo de vida saudável e ativo e conte com o acompanhamento de um médico ou nutricionista da sua confiança.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!