noticias30 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Sudeste

PL torna romarias da Penha patrimônio do ES

ideia é tornar as diversas romarias realizadas na Festa da Penha como patrimônio cultural

Publicada em 19/04/23 às 19:16h

Web TV e Rádio Nacional/Aldo Aldesco-ALES


Compartilhe
Compartilhar a noticia PL torna romarias da Penha patrimônio do ES  Compartilhar a noticia PL torna romarias da Penha patrimônio do ES  Compartilhar a noticia PL torna romarias da Penha patrimônio do ES

Link da Notícia:

PL torna romarias da Penha patrimônio do ES
 (Foto: Adessandro Reis/Prefeitura Municipal de Vila Velha)

Está tramitando na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 198/2023, apresentado pelo deputado Allan Ferreira (Podemos), que torna as romarias realizadas anualmente na Festa de Nossa Senhora da Penha como patrimônio cultural imaterial do Estado do Espírito Santo.


Durante a Festa da Penha, celebrada por mais de uma semana, com início no domingo de Páscoa, são realizadas diversas romarias. São elas: a Romaria dos Homens, das Mulheres, das Pessoas com Deficiência, dos Ciclistas, dos Militares, dos Adolescentes, dos Conguistas, das Dioceses e a Remaria (romaria feita em barcos e afins).


Vale lembrar que a Festa da Penha, como um todo, foi declarada patrimônio cultural do Espírito Santo pela Lei Estadual 11.721/2022. Em 2019, a Lei 11.010 tornou o dia dedicado à Nossa Senhora da Penha como a data magna do Estado do Espírito Santo, ou seja, como feriado estadual.


O autor da proposta destaca a importância do evento, considerado a terceira maior manifestação religiosa do Brasil, atrás somente dos festejos da Padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo, e do Círio de Nazaré, que ocorre em Belém, Pará. O parlamentar ressalta que fiéis de todos os municípios capixabas e até de outras regiões do país vêm para Vila Velha participar das comemorações.


"A Festa da Penha é um evento religioso responsável pela presença de romeiros de várias partes do Espírito Santo e do país. Um forte atrativo da festa, a caminhada até o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Penha, representa uma prática da vida social que reúne milhares de pessoas para a tradicional celebração religiosa que é transmitida de geração a geração, uma tradição, onde fiéis se mobilizam, em um ato de fé para a comemoração do Dia de Nossa Senhora da Penha", frisa Allan Ferreira.


Tramitação

A matéria foi lida no Expediente para simples despacho da sessão ordinária do dia 15 de março e encaminhada para análise nas comissões de Justiça, Cultura e Finanças.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação