noticias270 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Sudeste

Armazém Solidário é inaugurado em São Miguel Paulista e terá alimentos com até 50% de desconto para famílias de baixa renda

Programa da Prefeitura de São Paulo ofertará alimentos, produtos de higiene e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social com cadastro ativo no CadÚnico

Publicada em 30/01/24 às 21:25h

Web TV e Rádio Nacional/Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Armazém Solidário é inaugurado em São Miguel Paulista e terá alimentos com até 50% de desconto para famílias de baixa renda  Compartilhar a noticia  Armazém Solidário é inaugurado em São Miguel Paulista e terá alimentos com até 50% de desconto para famílias de baixa renda  Compartilhar a noticia  Armazém Solidário é inaugurado em São Miguel Paulista e terá alimentos com até 50% de desconto para famílias de baixa renda

Link da Notícia:

 Armazém Solidário é inaugurado em São Miguel Paulista e terá alimentos com até 50% de desconto para famílias de baixa renda
 (Foto: Divulgação)

Nesta terça, 30, foi inaugurado o primeiro Armazém Solidário, programa da Prefeitura de São Paulo, criado pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O objetivo do programa é vender alimentos com foco em segurança alimentar, além de produtos de limpeza e de higiene pessoal com até 50% de desconto em relação ao preço cobrado em mercados comuns, para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O local escolhido para a primeira unidade desse programa foi o Mercado Municipal de São Miguel Paulista (Avenida Marechal Tito, 567), na Zona Leste da capital Paulista. Após breve cerimônia que contou com presenças do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, Carlos Fernandes, e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, entre outras autoridades, o Armazém Solidário registrou intenso movimento da população local. Ali, um quilo de café, por exemplo, custa por R 9,80, enquanto no mercado comum custa em média R 15,19.

Durante sua fala, o prefeito Ricardo Nunes destacou o projeto como “uma inovação na política pública ligada à segurança alimentar”. “As pessoas precisam de oportunidade e é assim que fazemos a gestão dessa cidade. Criamos um ambiente favorável para essas oportunidades e com a inauguração deste primeiro Armazém Solidário estamos oferecendo mais uma oportunidade ao cidadão em busca da boa alimentação e da segurança alimentar”, destacou Nunes.

Ao explicar como o Armazém vai funcionar, o secretário Carlos Fernandes exaltou a missão de “redesenhar o papel dos mercados municipais de São Paulo, idealizando esse espaço especial para as pessoas que mais necessitam, para combater a fome, dar dignidade, segurança alimentar e empoderamento para que esses cidadãos em vulnerabilidade também possam escolher seus alimentos com qualidade”.

Ao fazer coro, a secretária Soninha Francine também destacou a oportunidade da escolha pelo bom alimento mesmo para quem não tem condições e ressaltou o papel da prefeitura “no combate à fome e à insegurança alimentar”.

Espaço exclusivo para beneficiários do CadÚnico

O Armazém Solidário de São Miguel Paulista funcionará das 9h às 18h, de terça a sábado, e terá capacidade para atender mais de mil pessoas diariamente, levando dignidade na escolha dos alimentos à população atendida.

"O local oferece políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para esta população que vive em condição de vulnerabilidade, com a comercialização de produtos minimamente processados focando em proteínas (carne, frango e peixes), sucos naturais, padaria, hortifrúti e orgânicos", revela Leuda Sousa da Silva, presidente do INTECS – Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde, Organização Social Civil (OSC) responsável pela implantação dos Armazéns Solidários na cidade de São Paulo. O programa é custeado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP).

Serão beneficiados cidadãs e cidadãos do Cadastro Único (CadÚnico) com renda de um salário-mínimo per capita por família. “As compras poderão ser feitas por CPF do cadastrado no programa ou em família, usando o cadastro da mesma para compra familiar. Além disso, outras pessoas em situação de vulnerabilidade poderão fazer suas compras no Armazém Solidário, como menores de 16 que vivem em abrigos, representantes legais de idosos que se enquadram no programa acamados, moradores de rua, catadores de materiais recicláveis e beneficiários do POP Rua, o que revela ainda mais o impacto social desse programa", ressalta Fernandes.

Os produtos são comercializados com valor mais acessível ao consumidor final porque os pontos de venda do Armazém Solidário compram direto do produtor e vendem os itens a preço de custo. Além de oferecer produtos com valores mais acessíveis, o Armazém Solidário também tem como objetivo promover melhores hábitos alimentares. Compõem o mix de produtos alimentos de origem da agricultura familiar, naturais e orgânicos, bem como de fornecedores que ofereçam produtos minimamente processados.

“O objetivo é criar uma nova cultura alimentar para esta população e auxiliar no combate a patologias ligadas à insegurança alimentar e, do outro lado, a obesidade, empoderando essa parcela da população para que possam tomar decisões sobre suas compras com a qualidade nutricional que precisa", afirma Patrícia Guimarães, médica e Diretora Regional do INTECS.

As compras terão um valor limite de R 800,00 por beneficiário ou família beneficiada. Além do valor limitado, alguns produtos terão quantidade máxima para compra, de modo que todos tenham oportunidade de adquiri-los. A loja também abriga uma “Banca Solidária”, que oferecerá alimentos oriundos de doação do Banco de Alimentos, a custo zero. Cada cliente poderá usufruir da banca, também com limite máximo por produto.

Além do Armazém Solidário de São Miguel Paulista, haverá outras seis lojas para atender o público de diferentes bairros. Estão previstos Armazém Solidário no Jaraguá e City Jaraguá, Estrada do Sabão, Guaianases, Cidade Tiradentes e Freguesia do Ó.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!