noticias486 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Sudeste

MPor e autoridade portuária do Rio de Janeiro inauguram ampliação e modernização de trecho do cais mais antigo do Porto

Na ocasião, serão anunciadas parcerias estratégicas para impulsionar a modernização e eficiência operacional

Publicada em 06/05/24 às 08:24h

Web TV e Rádio Nacional


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPor e autoridade portuária do Rio de Janeiro inauguram ampliação e modernização de trecho do cais mais antigo do Porto  Compartilhar a noticia MPor e autoridade portuária do Rio de Janeiro inauguram ampliação e modernização de trecho do cais mais antigo do Porto  Compartilhar a noticia MPor e autoridade portuária do Rio de Janeiro inauguram ampliação e modernização de trecho do cais mais antigo do Porto

Link da Notícia:

MPor e autoridade portuária do Rio de Janeiro inauguram ampliação e modernização de trecho do cais mais antigo do Porto
 (Foto: PetroNotícias)

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a autoridade portuária do Rio de Janeiro (PortosRio) anunciam a inauguração da ampliação e modernização de trecho de 600 metros do Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (6). A cerimônia começará às 14h30 e contará com a presença do ministro Silvio Costa Filho, que fará visita técnica às instalações, que receberam investimentos de cerca de R$ 150 milhões.

O trecho do Cais da Gamboa que recebeu a intervenção é o mais antigo do Porto do Rio de Janeiro, inaugurado em 1910. A modernização do cais é essencial para acompanhar as demandas atuais, porque a estrutura antiga não suportaria a execução de uma dragagem no local, mas com a conclusão dessas obras, será possível aumentar a profundidade dos berços de atracação de 8,5 metros para 13,5 metros. Isso possibilitará a operação de navios de maior porto, aumentando a atratividade do porto e melhorando sua eficiência operacional.

Além disso, as obras contribuirão para um melhor desempenho na utilização da retroárea, no transporte interno e na segurança das operações, impulsionando um maior fluxo de cargas. O Cais da Gamboa tem potencial para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, como trigo, ferro gusa, concentrado de zinco e cargas de apoio às atividades offshore, entre outros.

Na ocasião, o MPor e a Portos Rio anunciarão parcerias estratégicas para impulsionar a modernização e eficiência operacional. Será assinado um Termo de Intenções para formalização de uma cooperação técnica com o Parque Tecnológico do Iguaçu (PTI), visando à implementação de soluções tecnológicas para reforçar a segurança e modernizar as operações portuárias, especialmente no combate a ilícitos, nos projetos de infraestrutura e na descarbonização.

Além disso, será assinado outro Termo de Intenções para formalização de uma cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o desenvolvimento de estudos e análises de mercado, para orientar o crescimento do complexo portuário e fundamentar futuros projetos de expansão e zoneamentos das áreas a serem exploradas.

Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10 (Armazém 1), Centro, Rio de Janeiro - Youtube Space Rio

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!