noticias697 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Sul

RS: Governo decreta estado de calamidade pública em 79 municípios afetados pela chuva

Após a publicação, o decreto tem validade de 180 dias. Chuvas intensas provocaram enchentes em 83 municípios do Rio Grande do Sul

Publicada em 08/09/23 às 19:01h

Web TV e Rádio Nacional com Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia RS: Governo decreta estado de calamidade pública em 79 municípios afetados pela chuva  Compartilhar a noticia RS: Governo decreta estado de calamidade pública em 79 municípios afetados pela chuva  Compartilhar a noticia RS: Governo decreta estado de calamidade pública em 79 municípios afetados pela chuva

Link da Notícia:

RS: Governo decreta estado de calamidade pública em 79 municípios afetados pela chuva
 (Foto: Secom Rio Grande do Sul)

Chuvas intensas causaram enchentes e afetaram 83 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (8). Por isso, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, o decreto que declara estado de calamidade pública em 79 cidades gaúchas atingidas pelos eventos climáticos. Segundo o governo do estado, os critérios para a decretação foram a ocorrência de alagamentos, granizo, inundações, chuvas volumosas, enxurradas e vendavais de intensidades elevadas. Após a publicação, o decreto tem validade de 180 dias.

No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil registrou até a manhã desta sexta-feira (8), 41 mortes em onze municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim, 25 pessoas estão desaparecidas, oito em Arroio do Meio; oito em Lajeado e nove em Muçum. No total, 3.046 pessoas estão desabrigadas e 7.781 desalojadas.

A tabela completa com o boletim está disponível no site oficial do governo do Rio Grande do Sul.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que a prioridade no momento é proteger vidas e cuidar das vítimas afetadas pelas chuvas e enchentes, até que a situação esteja estabilizada.  “O foco é resgatar as pessoas. Há muitas famílias ainda sobre os telhados de casas, depois [da chuva] ter atingido o Vale do Taquari, Muçum, Roca Sales, Encantado, Lajeado, que especialmente foram atingidos, e onde a gente teve um volume de mortes já confirmadas, que é a maior já registrada num evento climático para o estado”, informa.

De acordo com o governador, os municípios contam com apoio de aeronaves, botes e barcos para resgatar as pessoas. Ele ainda explica que devido ao clima, o solo está encharcado e os rios estão cheios, por isso, qualquer chuva pode gerar um novo comprometimento. “As nossas equipes estão mobilizadas para fazer o atendimento e os alertas, especialmente para essas comunidades, que as podem achar que voltar para suas casas eventualmente seja seguro, porque já passou o pior, mas tem que ficar atento, porque os rios podem voltar a subir rapidamente se confirmarem previsões de chuvas", completa.

A previsão do tempo para este sábado (9) é de muitas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas e trovoadas no Rio Grande do Sul, exceto no sudoeste do estado, onde ficam os municípios de Campanha Ocidental, Campanha Central e Campanha Meridional. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Veja os municípios em estado de calamidade:

Caxias do Sul

Coqueiros do Sul

Cachoeira do Sul

Palmeiras das Missões

Boa Vista das Missões

Passo Fundo

Sarandi

Getulio Vargas

Lajeado do Bugre

Santo Expedito do Sul

Mato Castelhano

Erechim

Santa Maria

Ibiraiaras

Nova Bassano

São Jorge

Bento Gonçalves

Protásio Alves

Marau

Casca

Estação

André da Rocha

Vacaria

Cruz Alta

Chapada

Montauri

Santo Antônio do Palma

Água Santa

Nova Araçá

Campestre da Serra

Carlos Barbosa

Camargo

Panambi

São Domingos do Sul

Sagrada Família

Paraí

Jacuizinho

Lagoão

Santo Ângelo

Boa Vista do Buricá

Sede Nova

Eugênio de Castro

Santo Cristo

Farroupilha

São Sebastião do Caí

Jaguarí

Ciríaco

Sertão

Muliterno

Candelária

Lajeado

David Canabarro

Estrela

Arroio do Meio

Montenegro

Novo Hamburgo

Encantado

Muçum

Roca Sales

Colinas

Imigrantes

Santa Tereza

Sapiranga

Cachoeirinha

Vanini

Nova Roma do Sul

Serafina Corrêa

Bom Retiro do Sul

Cotiporã

São Nicolau

Cruzeiro do Sul

Bom Jesus

Ipê

Espumoso

Charqueadas

Coxilha

Taquari

Itapuca

São Jerônimo

Rodovias com bloqueios

Segundo informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar, há dez trechos com bloqueios totais ou parciais em seis rodovias. Além disso, duas pontes foram destruídas pelas chuvas; uma na ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul; e a outra na ERS-431, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul.

Bloqueios totais:

ERS-431: Ponte sobre o rio Taquari, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul

ERS-448: Entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, Rota alternativa: ERS-122, entrando em Antônio Prado e utilizando, em seguida, a ERS-437

ERS-130: Entre General Câmara e Mariante; Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul (km 40)

VRS-851: Ponte do rio Carneiro

Bloqueios parciais:

ERS-110: Entre Jaquirana e Bom Jesus (entre o km 78 e o km 79)

ERS-324: Em Nova Bassano (km 285)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!