noticias917 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Giro Nacional

Aluno propõe aulas de Direito para ensino médio

Inclusão, de forma transversal, de conteúdos sobre direitos fundamentais na grade curricular do ensino médio foi proposta na estreia da Tribuna Acadêmica

Publicada em 09/11/22 às 07:58h

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aluno propõe aulas de Direito para ensino médio  Compartilhar a noticia Aluno propõe aulas de Direito para ensino médio  Compartilhar a noticia Aluno propõe aulas de Direito para ensino médio

Link da Notícia:

Aluno propõe aulas de Direito para ensino médio
 (Foto: Lucas S. Costa)

Desde a última segunda (7), temas acadêmicos passaram a ser incorporados no uso da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo por pessoas que não fazem parte da composição do Plenário. 

Por meio da Resolução 8.374/2020, aprovada em junho deste ano, a Tribuna Popular, realizada na primeira segunda-feira de cada mês, teve o seu nome ampliado para “Tribuna Popular e Tribuna Acadêmica”. 

Com isso, fica aberto espaço para dar visibilidade a trabalhos e pesquisas de relevância desenvolvidos por alunos de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). 

O tema de inauguração da Tribuna Acadêmica foi o projeto de extensão que busca incluir, de forma transversal, conteúdos sobre direitos fundamentais na grade curricular do ensino médio das escolas capixabas.

A pesquisa sobre o assunto foi realizada pelo estudante de direito Marcos Guimarães, ao desenvolver um ciclo de palestras sobre direitos fundamentais para 80 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristóbolo Barbosa Leão, localizada na Serra. 

Apoio 

Guimarães relatou que os estudantes envolvidos nos estudos apresentaram aproveitamento médio de 70% dos conhecimentos repassados. E uma pesquisa ampla realizada com pessoas de várias faixas etárias e graus de escolaridade indicou que 97% delas consideraram importante que o ensino transversal de direitos fundamentais seja incluído no currículo do ensino médio no estado. 

Conforme o MEC, o ensino transversal acontece quando um conteúdo é trabalhado nas áreas e/ou disciplinas já existentes. Com base nisso, o direito fundamental, tema da pesquisa abordada pela Tribuna Acadêmica, caso seja incluído na grade escolar, poderá ser aplicado em associação a várias disciplinas já adotadas no ensino médio. 

O MEC destaca, na transversalidade do ensino, o enriquecimento de conhecimentos nas áreas de cidadania, envolvendo ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. 

Os estudos, conforme explicou Marcos Guimarães, vinham sendo desenvolvidos há dois anos e fazem parte de uma parceria com a Comissão de Educação da Ales. 

Além disso, acrescentou o palestrante, o presidente do colegiado, deputado Bruno Lamas (PSB), prontificou-se a elaborar um projeto de lei objetivando a inclusão da disciplina de Direito no ensino médio caso o resultado dos estudos apontasse para a viabilidade dessa medida. 

O próprio Lamas, ao final da palestra de Guimarães, reiterou a intenção de elaborar o projeto, mas antes disso pretende que seja realizada uma reunião conjunta dos colegiados de Educação e Cidadania para colher sugestões que possam fortalecer a matéria. 

Para o encontro conjunto deverão ser convidados os integrantes do grupo que é liderado por Marcos Guimarães e realiza estudos junto aos alunos da escola na Serra e do Instituto Direito na Escola – entidade que tem inspirado a criação de leis para a inclusão da temática no ensino médio. 

Conforme relatou o palestrante, os primeiros resultados desse esforço já estão sendo concretizados uma vez que em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, além de Domingos Martins (ES), os vereadores aprovaram leis que incluem direitos fundamentais nas escolas municipais. 

Marcos Guimarães considerou importante a disseminação de conhecimentos sobre direitos fundamentais já a partir do ensino médio e enfatizou que uma sociedade detentora de saber jurídico jamais será ludibriada. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!