noticias788 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Saúde

Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV

Programas em território brasileiro visam atingir dois grupos com maiores taxas de prevalência do HIV

Publicada em 18/03/22 às 21:32h

Agência ONU News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV  Compartilhar a noticia Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV  Compartilhar a noticia Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV

Link da Notícia:

Brasil recebe injeção de longa duração para prevenção do HIV
 (Foto: OIM Arménia)

A Agência de Saúde Global, Unitaid, lança uma nova injeção de longa duração para prevenção do HIV no Brasil e na África do Sul.

O cabotegravir faz efeito durante oito semanas fornecendo aos usuários uma alternativa às pílulas orais diárias.

PrEP oral

A expectativa é que com mais opções de prevenção, seja expandida a cobertura para aqueles com maior risco de infecção pelo vírus.

De acordo com o diretor de Comunicação da Unitad no Brasil, Mauricio Cysne, as injeções proporcionam um método mais eficaz e mais discreto de prevenção do HIV, ajudando a reduzir o estigma e a discriminação que as pílulas podem causar.

“Para prevenir o HIV em grupos de alto risco, os investimentos da Unitaid no Brasil e na África do Sul possibilitarão alguns dos primeiros acessos ao novo medicamento de ação prolongada. O cabotegravir é um novo método alternativo de prevenção do HIV que substitui as pílulas diárias por uma injeção seis vezes por ano.”

A agência explica que a profilaxia pré-exposição oral, ou PrEP oral, pode prevenir a infecção pelo HIV em 99% dos casos, mas apenas quando tomada conforme prescrito.

Desafios

Cysne afirma que, no Brasil, os programas visam atingir dois grupos com as maiores taxas de prevalência do vírus. Segundo as estimativas, 30% das pessoas trans e 18% dos homens que fazem sexo com homens  vivem com o HIV.  

Assim, com mais opções de prevenção disponíveis, a Unitaid espera dar mais oportunidades para o uso de tratamentos preventivos e ajudar a reduzir a taxa de novas infecções pelo vírus da Aids em todo o mundo.

Segundo o Unitaid, o cabotegravir também auxilia nos desafios que os usuários enfrentam com as pílulas regulares, que reduzem o impacto da PrEP oral. O tratamento também ajuda a combater o estigma e a discriminação.

O porta-voz do Unitaid, Hervé Verhoosel, afirmou que os novos produtos ampliam significativamente as opções oferecidas aos usuários, capacitando as pessoas a assumir o controle de sua saúde e selecionar o método mais adequado às suas preferências e estilo de vida.

Fiocruz

A Unitaid é a agência especializada em criar acesso equitativo à inovação em saúde em países de baixa e média renda.

Para esse projeto, e entidade fechou parceria com a Fiocruz no Brasil e com a Wits RHI, África do Sul.

Também em colaboração com as autoridades locais de saúde, os parceiros integrarão produtos nos serviços de prevenção e saúde sexual existentes nos países participantes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!