noticias855 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Educação

Jogos ludopedagógicos: entenda o que são e como estimulam o desenvolvimento das crianças

Combinação de jogos e ensino é tendência para os próximos anos, segundo estudo

Publicada em 13/11/23 às 23:28h

Web TV e Rádio Nacional/Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia Jogos ludopedagógicos: entenda o que são e como estimulam o desenvolvimento das crianças  Compartilhar a noticia Jogos ludopedagógicos: entenda o que são e como estimulam o desenvolvimento das crianças  Compartilhar a noticia Jogos ludopedagógicos: entenda o que são e como estimulam o desenvolvimento das crianças

Link da Notícia:

Jogos ludopedagógicos: entenda o que são e como estimulam o desenvolvimento das crianças
 (Foto: Divulgação)

Aprender brincando é uma das experiências mais buscadas na educação infantil. Tanto que em 2011 nasceu um movimento global: o Dia De Aprender Brincando. O que começou com um grupo de escolas no Reino Unido, já alcançou 51 países. Além de brincadeiras ao ar livre, outra forma de estimular o aprendizado divertido é por meio dos chamados jogos ludopedagógicos.

A combinação de jogos e aprendizado, aliás, só tende a crescer. A expectativa é que a gamificação no ensino cresça 15,4% até 2024, segundo o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, empresa de pesquisa de mercado que identifica oportunidades para fornecedores de tecnologia de aprendizagem.

Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, explica que a principal diferença entre jogos comuns e os ludopedagógicos está na ênfase no aprendizado e nos objetivos educacionais. “O jogo ludopedagógico é feito com a intenção de promover o desenvolvimento de habilidades específicas ou refinar conhecimentos, com objetivos educacionais claros e mensuráveis. Ele pode ser para ajudar as crianças a aprender conceitos, habilidades ou valores específicos. Para isso, costuma ter mecanismos de avaliação para medir o progresso e o aprendizado das crianças”, explica.

É justamente por incorporar conteúdo educacional, como matemática, ciência, linguística, história, valores éticos e cidadania, de forma atraente e interativa, que esses jogos podem ser usados ​​como ferramentas complementares em escolas, creches e ambientes educacionais formais.

“Por exemplo, um jogo ludopedagógico envolve os participantes, incentivando-os a tomar decisões, resolver problemas e aplicar o que aprenderam. Isso promove o aprendizado prático e a retenção de conhecimento. A sensação de realização ao superar obstáculos no jogo impulsiona a motivação intrínseca para aprender. Além disso, eles criam um ambiente seguro para a experimentação e a aprendizagem por tentativa e erro, com o aluno vivenciando diferentes abordagens na construção do raciocínio”, comenta.

Encontrando os jogos certos

De acordo com a executiva, é importante diferenciar os jogos gerais para o público infantil de jogos ludopedagógicos, para aproveitar todo o potencial educativo. Essa diferenciação nem sempre é fácil, pois alguns jogos comuns também tentam incorporar elementos educacionais, além de trazerem um visual lúdico e atraente.

Uma forma de escolher corretamente é olhar com atenção para o objetivo principal do jogo. Caso este seja oferecer entretenimento e diversão, ele não terá ênfase educacional clara. “Jogos infantis podem abranger diversos temas e dinâmicas, desde aventuras, quebra-cabeças, esportes, simulações, etc., mas a prioridade é sempre a experiência, e os elementos educacionais, quando aparecem, acabam muitas vezes sendo secundários. Embora o aprendizado possa ocorrer de maneira informal em qualquer situação, eles podem não atender objetivos educacionais definidos”, complementa.

A importância de focar especificamente em jogos ludopedagógicos não é apenas uma questão de gosto, mas de investir em atividades que vão potencializar o aprendizado de forma mais estruturada e segura, pois foram criados para isso. “A Quinyx, em sua abordagem dedicada ao desenvolvimento das crianças, projeta cada jogo cuidadosamente. Isso envolve a colaboração de uma equipe multidisciplinar que inclui educadores, designers, pedagogos e especialistas em desenvolvimento infantil”, observa.

Ainda segundo a especialista, o uso dessas atividades pode ser incrementado com ferramentas como a Mesinha Digital, que utiliza algo comum para as crianças de hoje - a tecnologia - e cria uma experiência de aprendizado ainda mais eficaz e envolvente. Um dos recursos que potencializa isso é a personalização. O equipamento facilita o acompanhamento individual, a partir do nível de dificuldade alinhado com base no progresso do aluno. E os professores podem ainda usar ferramentas de avaliação para monitorar a evolução.

Sobre a B2G

A B2G é uma empresa focada em negócios para governos e iniciativa privada, com atendimento e envio para todas as regiões do Brasil. Fundada em 2020, com sede em Curitiba (PR), atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais, como mesas digitais interativas, lousas interativas, totens, displays e outros equipamentos personalizados.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!