noticias845 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

Esporte

Proposta libera aluno de aulas para participar de competições esportivas

Publicada em 20/11/23 às 20:18h

Web TV e Rádio Nacional/ALES


Compartilhe
Compartilhar a noticia Proposta libera aluno de aulas para participar de competições esportivas  Compartilhar a noticia Proposta libera aluno de aulas para participar de competições esportivas  Compartilhar a noticia Proposta libera aluno de aulas para participar de competições esportivas

Link da Notícia:

Proposta libera aluno de aulas para participar de competições esportivas
Coronel Weliton defende que atletas completem os estudos sem comprometer a carreira no esporte  (Foto: Mara Lima)

Foi lido na sessão ordinária desta segunda-feira (20) o Projeto de Lei (PL) 921/2023, que garante ao estudante que seja atleta o direito à dispensa de aulas por conta de eventos ou competições oficiais da modalidade que pratica. A matéria, do Coronel Weliton (PTB), foi uma das nove que deram entrada no Expediente da Assembleia Legislativa (Ales).

A proposição define como estudante atleta aquele que está regularmente matriculado em instituições de ensino da rede pública ou privada, que pratica uma modalidade olímpica e que participa de eventos ou competições oficiais municipais, estaduais e nacionais.

Na justificativa da proposta, o parlamentar explica que o objetivo é dar condições para que esses estudantes completem o processo educativo sem a interrupção da prática esportiva. “Na busca pelo sucesso profissional esportivo muitas vezes o estudante atleta acaba sacrificando a vida estudantil. (...)

É importante assegurar o direito à educação desses alunos e apoiar esses jovens a seguirem a carreira profissional de atleta”, destaca Weliton. De acordo com a iniciativa, o estudante terá a possibilidade de realizar provas em datas ou horários alternativos em caso de coincidência entre o calendário escolar e o calendário esportivo. As escolas não poderão fazer cobranças de qualquer taxa ou valor adicional por conta dessa medida. 

Para exercer o direito à dispensa das aulas, o estudante deverá atestar o vínculo com a atividade esportiva por meio de declaração de um dos pais ou responsáveis por ele; e também com uma declaração emitida pela entidade esportiva. Deverá ser informada às escolas com pelo menos 15 dias de antecedência a participação dos estudantes em competição oficial.

O PL vai ser analisado pelas comissões de Justiça, Educação, Desporto e Finanças. Se a iniciativa virar lei, a nova legislação começa a valer na data de sua publicação em diário oficial. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!