noticias46 Seja bem vindo ao nosso site Web TV e Rádio Nacional!

---

OMS alerta para desigualdades ao anunciar entrega de 16 bilhões de doses de imunizantes

Relatório do Mercado Global de Vacinas destaca aumento no volume e no investimento em imunizantes para prevenir várias doenças; agência quer ação para travar acesso desigual em década decisiva para atingir a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Publicada em 09/11/22 às 20:00h

Web TV e Rádio Nacional com Agência ONU News


Compartilhe
Compartilhar a noticia OMS alerta para desigualdades ao anunciar entrega de 16 bilhões de doses de imunizantes  Compartilhar a noticia OMS alerta para desigualdades ao anunciar entrega de 16 bilhões de doses de imunizantes  Compartilhar a noticia OMS alerta para desigualdades ao anunciar entrega de 16 bilhões de doses de imunizantes

Link da Notícia:

OMS alerta para desigualdades ao anunciar entrega de 16 bilhões de doses de imunizantes
 (Foto: Unicef/Stuart Tibaweswa )

Cerca de 16 bilhões de doses de vacinas contra diferentes enfermidades foram fornecidas em 2021, revelou a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Nesta quarta-feira, a agência publicou o Relatório do Mercado Global de Vacinas avaliando o total investido em US$ 141 bilhões. A soma é quase três vezes mais alta que o volume e o valor de mercado atingidos em 2019.

Fabricação

De acordo com a agência, o aumento de imunizantes distribuídos no ano passado foi impulsionado principalmente pelas vacinas de Covid-19. Esse fato mostra o “potencial de como a fabricação de vacinas pode ser expandida em resposta às necessidades de saúde”, de acordo com a OMS.

A análise destaca haver uma oferta limitada de vacinas e uma distribuição desigual que gera disparidades globais. Um dos exemplos é o da vacina contra o vírus do papiloma humano, HPV, contra o câncer do colo do útero. Somente 41% do total necessário chegou aos países de baixa renda.

O desequilíbrio afeta o grupo de nações mais atingido pela doença, em comparação com os países de alta renda que tiveram 83% de imunizantes.

Menores

As disparidades de custos fazem com que economias em desenvolvimento paguem mais do que as nações mais ricas para comprar imunizantes.

A esse respeito, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, ressaltou que o direito à saúde inclui o direito às vacinas. Para o chefe da agência, o relatório mostra que a dinâmica do mercado livre priva os mais pobres e vulneráveis de usufruir esse direito.

A agência pede mudanças no mercado global de vacinas para salvar vidas, prevenir doenças e garantir proteção para crises futuras.

Disparidades

Entre 2010 e 2017, a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos diminuiu 24%, em grande parte devido à imunização.

O relatório destaca a melhora da capacidade de fabricação, no apelo feito a  governos, indústria, instituições internacionais e parceiros para que tomem medidas ambiciosas pelo fim das disparidades.

A meta é melhorar o acesso equitativo e alcançar as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável sobre imunização.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (82)996922974

Copyright (c) 2024 - Web TV e Rádio Nacional - Inovação em Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!